top of page

Xs participantes do evento SEAGITS, em plenária, aprovaram a Moção de apoio à campanha por menos catracas e mais RU do DCE da UFRN, devido ao contexto das novas regras de acesso ao Restaurante Universitário da UFRN-Natal/RN em 2015.

 

Moção de apoio à campanha por menos catracas e mais RU do DCE da UFRN

 

Nós, participantes do I Simpósio Engenhando Ações de Gestão, Inovação e Tecnologias Sociais (I SEAGITS), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN, vindas e vindos de várias partes do Brasil, manifestamos nosso apoio à campanha pela retirada das catracas recém instaladas no restaurante universitário (RU) desta universidade, organizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFRN.

 

Entendemos que essas catracas se constituem numa agressão simbólica e material ao projeto de universidade pública que defendemos: uma universidade inclusiva que garanta o acesso e a permanência das pessoas economicamente vulneráveis, assim como proporcione o diálogo e a construção conjunta do conhecimento e das soluções para os problemas sociais com a comunidade externa. No plano material, as catracas dificultam o acesso de estudantes que precisam enfrentar longas filas para poder realizar a necessidade básica de se alimentar. No plano simbólico, as catracas, acompanhadas pela grande quantidade de guardas que as protegem, tornam o RU um lugar hostil que mais parece um presídio do que um lugar de alimentação e integração de estudantes.

 

O I SEAGITS buscou discutir valores de cooperação, solidariedade e sustentabilidade social e ambiental na organização do trabalho, nas relações econômicas e na reprodução do bem viver. É com base nestes valores que manifestamos nosso apoio à comunidade discente da UFRN.

 

Saudações solidárias!

 

 

Download do documento pelo link: Moção SEAGITS pelo RU da UFRN.

bottom of page